quinta-feira, 23 de maio de 2013

Tarte de coalhada de limão e merengue



Para quatro tartes individuais. 

Massa

- 200 gr de farinha
- 100 gr de manteiga sem sal (a temperatura natural)
- Um ovo grande
- Uma pitada de sal
- Uma colher de sopa de água fria

Com as mãos mistura-se a manteiga e a farinha, quando a mistura estiver com a textura de areia, adiciona-se uma pitada de sal. Em seguida faz-se um buraco no centro da mistura e adiciona-se um ovo e a água e mistura-se tudo com a ajuda de um garfo até atingir uma massa uniforme.
Forma-se uma bola com a massa e envolve-se em película plástica e leva-se ao frigorifico durante uma hora.
Finalmente estende-se a massa com ajuda de um rolo da massa até a massa ter cerca de 6 mm.
Barram-se as formas com manteiga e forram-se com a massa estendida previamente, em seguida coloca-se uma folha de papel vegetal e coloca-se um peso por cima e leva-se ao forno pré aquecido a 200 º durante 10 minutos. Retiram-se do forno retira-se o peso e o papel vegetal e voltam ao forno mais 2 minutos. Retiram-se e deixam-se arrefecer.

Coalhada de limão

- Dois ovos
- Três gemas
- 150 gr de açúcar
- 60 gr de manteiga sem sal
- Duas colheres de leite magro
- Raspa de um limão
- 100 ml de sumo de limão

Num tacho antiaderente coloca-se o açúcar os ovos a manteiga e as gemas e mistura-se tudo muito bem. Em seguida acrescenta-se o sumo e as raspas do limão. Coloca-se o tacho ao lume, mexendo constantemente, até engrossar. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer. Quando coalhada estiver quase fria verte-se a mistura para dentro da massa cozida .

Merengue

- 3 claras de ovo
- 3 colheres de sopa de açúcar em pó

Batem-se as claras em castelo, quando estiverem quase montadas, adiciona-se o açúcar  e bate-se durante mais dois minutos. Verte-se a mistura para um saco de pasteleiro e colocam-se picos de merengue por cima da tarte. Com a ajuda de um maçarico queima-se o merengue.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores