quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O melhor Bacalhau... ainda em fase de teste





Este bacalhau foi a primeira tentativa de recriar uma receita que me foi descrita pela LF, que o intitulava, como o melhor bacalhau que tinha comido. E cuja receita não consegui que lhe fosse transmitida, segue-se a primeira tentativa.

Ingredientes :

- Duas postas grandes de bacalhau demolhado
- 300 gr de camarão
- Uma embalagem pequena de pão de forma
- Um litro de leite meio gordo
- uma cebola grande
- Três cabeças de alho
- Uma cenoura grande
- Duas folhas de louro
- Azeite
- Natas (utilizei as de substituição da Vaqueiro)
- Manteiga
- Duas malaguetas
- Pimenta

Em primeiro lugar cozer as postas de bacalhau no litro de leite, quando este estiver cozido retirar do lume e deixar arrefecer.
Entretanto descascar os camarões e reservar as cabeças do camarão, estas devem ser adicionadas ao leite e devem ferver durante 15 minutos com as duas malaguetas e com a pimenta. No final retiram-se as cabeças do camarão e reserva-se o leite.
 Numa frigideira adiciona-se a cebola picada, a cenoura ralada,  alho picado, o louro e o azeite e deixa-se refogar cerca de 15 minutos.
Depôs do bacalhau estar frio, o mesmo deve ser limpo de peles e espinhas, e reserva-se.
Entretanto leva-se novamente o leite a aquecer e quando este estivera ferver adiciona-se o camarão e deixa-se cozer durante cinco minutos.
Nu tacho grande coloca-se o pão de forma sem côdea partido em pedaços e reservam-se seis fatias inteiras.
Rega-se o pão com o leite com os camarões, e mistura-se tudo muito bem, adiciona-se também o refogado e as natas e envolve-se tudo, finalmente adiciona-se o bacalhau, e dispõem-se o preparado num tabuleiro.
Retira-se a côdea ás restantes fatias de pão de forma e barram-se com manteiga e dispõem-se por cima do preparado anterior e vai ao forno pré aquecido a 200 gr cerca de 15 minutos ou até ao pão ficar com o aspecto de pão torrado.

Serve-se o bacalhau com salada de alface.

1 comentário:

  1. Experimente adicionar um pouco de leite de coco diminuindo em paralelo a quantidade de leite comum

    ResponderEliminar

Seguidores