sábado, 30 de outubro de 2010

Filete de peixe espada com molho de maracujá em cama de legumes, com arroz de cogumelos xitaque





Filetes de peixe espada preto

Ingredientes

- 4 filetes de peixe espada
- 80 gr de miolo de camarão
- Uma courgette pequena
- Duas cenouras
- ½ alho Francês
- Sal
- Pimenta
- Prata de cozinha

Descongelar os filetes e o miolo de camarão.
Descascar as cenouras e corta-las em pequenas tiras, lavar bem a curgete e corta-la em quatro no sentido longitudinal, cortar o miolo, e para este prato aproveita-se somente a parte com a casca, esta também deve ser laminada da mesma forma da cenoura, finalmente o alho francês também deve ser laminado.
Entretanto corta-se uma folha de prata culinária com cerca de 25 a 30 cm de comprimento e dispor no seu centro, primeiro uma camada de cenoura, em segundo uma camada de courgette e em terceiro uma camada de alho francês e temperar com sal. Dispor o filete por cima dos legumes e o miolo de camarão por cima deste, temperar com sal e pimenta branca. Pega-se nas pontas da prata e faz-se um papelote que deve ficar bem fechado para que os alimentos cozinhem no seu próprio vapor.
Os papelotes vão ao forno pré-aquecido a 200º cerca de 20 minutos.

Molho de maracujá

Ingredientes:

- Dois maracujás grandes
- Uma colher de sobremesa de mel
- Uma colher de sobremesa de maizena
- Uma colher de sopa de manteiga
- 50 ml de água

Cortar os maracujás e retirar a sua polpa com as sementes incluídas e coloca-las num tacho antiaderente, adicionar a manteiga e levar ao lume, quando a manteiga já estiver derretida adiciona-se o mel e a água e deixar cozinhar cerca de dois minutos em seguida adicionar a farinha e deixar cozinhar mais dois minutos.


Arroz de cogumelos xitaque

Ingredientes

- 250 gr de cogumelos xitaque
- Uma chávena de arroz arbóreo
- ½ cebola
- 100 ml de vinho branco
- Dois dentes de alho
- Azeite
- Sal
- Pimenta

Num tacho colocar um fio de azeite a cebola e o alho picados e deixar refogar, até que a cebola fique dourada, em seguida adicionam-se os cogumelos e deixar refogar cerca de cinco minutos, em seguida refrescar com o vinho branco e deixar cozinhar mais um pouco e em seguida adicionar o arroz, deixar que este abra durante uns instantes e finalmente acrescentar três copos de água quente (para não parar a cozedura do arroz) e deixar cozinhar mais 15 minutos em lume brando, se necessário adicionar mais água.
Quando este estiver quase pronto desligar o lume, tapar o tacho e deixar que o arroz descanse cerca de cinco minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores