terça-feira, 25 de maio de 2010

Bife com molho Bérnaise






Para duas pessoas

Ingredientes:

- Um bife com cerca de 500gr e com 2 cm de altura
- 3 gemas de ovo
- pimenta branca
- 2 colheres de sopa de vinagre
- 3 colheres de sopa de vinho branco
- 1 colher de açúcar
- 3 colheres de sopa de manteiga
- cebolinho
- Sal


Preparação do molho

Colocar as gemas de ovo dentro de uma taça, de preferência metálica temperar com a pimenta e com o sal, adicionara as duas colheres de vinagre e as três colheres de vinho branco e mexer tudo muito bem, levar o preparado ao lume em banho Maria e mexer sempre de forma a que os ovos nunca talhem e fiquem sempre cremosos ao longo deste processo incorporar a manteiga, quando estiver um creme com a consistência de maionese, deve provar-se se estiver muito ácido adicionar uma colher de açúcar e no final o cebolinho picado o preparado deve ir a refrigerar cerca de uma hora antes de ser servido.

Preparação do Bife:

Numa frigideira antiaderente colocar uma colher de manteiga sem sal e um fio de azeite, quando estes estiverem bem quentes colocar o bife a fritar e deixar cada face cerca de 3 minutos de cada lado ao virar o bife temperar o mesmo com sal e pimenta branca. O bife deve ficar com aspecto cozinhado por fora mas em sangue no interior.
Retirar o bife e deixa-lo repousar cerca de 3 minutos antes de o cortar em fatias.

Modo de servir

Dispor as fatias de carne e colocar o molho por cima servir com batatinhas cozidas e feijão verde com ervilhas cozidas ao vapor.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores