sábado, 10 de agosto de 2013

Sushi em casa (primeira tentativa)



Na última vez que fui jantar ao Japonês de Coimbra, verifiquei que o restaurante estava a organizar um workshop de Sushi. No qual me inscrevi de imediato.
O workshop divide-se em três módulos distinto. No passado dia 20 de Julho realizei o nível 1 do workshop, que consistiu na aprendizagem das regras básicas para a confecção do Sushi. Iniciamos o workshop com a explicação da confecção do arroz, o elemento mais importante em todo o processo. Em seguida foi-nos explicado como se deve confeccionar o sushi su, bem como temperar o molho de soja. De seguida passamos aos frutos e legumes utilizados, bem como os cortes mais adequados a cada um.
Finalmente iniciamos o processo de fazer os rolos de suhi, iniciamos com hosomakis, em seguida elaboramos os uramakis, que requerem um pouco mais de técnica, uma vez que o arroz fica por fora, o terceiro rolo que elaboramos foi norimaki (que degustamos como hot sushi envolto em tempura ou em panko), finalmente elaboramos temaki em que utilizamos a pele do salmão grelhada como proteína (uma verdadeira delícia).
Acabamos o workshop com um almoço de degustação, do que tínhamos produzido.
Na semana seguinte, tratei de encontrar todos os ingredientes necessários para poder fazer sushi em casa, em Coimbra consegui grande parte dos ingredientes no Supercor, os restantes encomendei on-line na loja Ayur.
Em seguida deixo o resultado da minha primeira tentativa de fazer sushi em casa, que correu razoavelmente bem. Desta vez não deixo qualquer receita, porque o melhor é mesmo inscreverem-se no próximo workshop, é uma experiencia muito gratificante. Fico a aguardar o nível 2.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores