terça-feira, 6 de agosto de 2013

Floresta negra




Bolo de chocolate

Ingredientes:

- 7 ovos
- 250 gr de açúcar
- 200 gr de farinha de trigo
- 60 gr de cacau em pó
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Num recipiente misturam-se os ovos e o açúcar e batem-se com a batedeira cerca de cinco minutos até a mistura ter a consistência de uma mousse. Num recipiente mistura-se a farinha o cacau e o fermento, em seguida adiciona-se um terço a mistura do açúcar e dos ovos e é também nesta fase que se adiciona a essência de baunilha. E em seguida adiciona-se o resto dos elementos secos. Untam-se duas formas com o diâmetro de 25 cm. Vai a cozer em forno pré aquecido a 160º cerca de 25 minutos.

Cerejas secas

Ingredientes:

- ½ chávena de cerejas descaroçadas
- ¼ de chávena de açúcar

Cortam-se as cerejas em metades polvilham-se com açúcar e vão ao forno cerca de uma hora a 120º

Compota de cereja

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de açúcar bem cheias
- 600 gr de cerejas descaroçadas
- 1 colher de sopa de brandy

Colocam-se todos os ingredientes num tacho antiaderente em lume médio cerca de 25 minutos, em seguida passa-se a mistura com a varinha mágica e deixa-se arrefecer.


Xarope de cereja

Ingredientes:

- 100 gr de cerejas
- 3 colheres de sopa
- 80 gr de açúcar
- 8 colheres de sopa brandy

Colocam-se as cerejas e a água e o brandy num copo misturado e transformam-se em sumo, em seguida acrescenta-se o açúcar. Coloca-se a mistura num tacho e leva-se ao lume cerca de 10 minutos.

Mousse de chocolate com praliné de avelãs

- ½ chávena de açúcar
- ½ chávena de avelãs
- 250 gr de chocolate culinário
- 3 gemas de ovo
- 300 ml de natas
- 1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Praliné
Em primeiro lugar levam-se as Avelas a tostar no forno a 150º cerca de 10 minutos, retiram-se do formo e elimina-se a pele e reserva-se.
Coloca-se o açúcar numa frigideira em lume fraco e quando o açúcar começar a ficar líquido, mexe-se rapidamente e quando este estiver com a cor dourada acrescentam-se as avelãs, retira-se rapidamente do lume e verte-se a mistura muna superfície fria de preferência em pedra, deixa-se arrefecer.
Quando a mistura estiver fria parte-se em pedaços e leva-se ao robot de cozinha e tritura-se de modo grosseiro e reserva-se.

Mousse de chocolate

Parte-se o chocolate e derrete-se em banho Maria. Entretanto colocam-se as natas ao lume. E começam-se a bater as gemas  com as varas. Quando as natas começarem a ferver verte-se metade das natas por cima dos ovos e batem-se de forma a que estas não cozam, em seguida acrescenta-se o chocolate derretido e envolve-se muito bem, finalmente acrescentam-se as natas restantes e leva-se a mistura a refrigerar cerca de 20 minutos.
Retira-se do frigorífico e acrescenta-se o praliné de avelãs a mistura.

Creme de Mascarpone

- 500 gr de mascarpone
- 2 colheres de sopa de açúcar em pó
- 1 colher de sopa de essência de baunilha

Colocam-se todos os ingredientes dentro duma tigela e batem-se até que a mistura fique cremosa e quase duplique de volume.



Montagem do bolo

Em primeiro lugar cortam-se os bolos ao meio de forma a ficar com quatro metades iguais.
Coloca-se a primeira metade e rega-se com metade do xarope de cereja e em seguida barra-se com metade da compota de cereja, em seguida coloca-se mais uma metade de bolo e coloca-se uma camada de mousse, em seguida mais um pedaço de bolo, rega se coma restante calda de cereja, barra-se com a restante compota de cereja, acrescenta-se a mistura de mascarpone, e decora-se no bordo com as cerejas secas. Finalmente acrescenta-se a última fatia de bolo e reveste-se com uma camada de mousse com praliné e em seguida decora-se a gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores