sexta-feira, 10 de junho de 2011

Lombo de porco recheado com grelos e alheira e arroz de tâmaras e açafrão





Ingredientes:

- Um lombo de porco com 800 gr
- Um molho de grelos
- Uma alheira
- três dentes de alho grandes
- uma colher de pimentão
- um fio de azeite
- sal
- pimenta

Cozer os grelos em água, sal e bicarbonato de sódio, quando estiverem cozidos devem ser escorridos.
Depois reserva-se metade dos grelos e pica-se a outra metade com a ajuda de uma faca.
Num recipiente coloca-se a alheira já sem a pele, e desfaz-se com a ajuda de um garfo e misturam-se-lhe metade dos grelos picados e mistura-se tudo.
Entretanto no centro do lombo no sentido longitudinal, faz-se um furo e recheia-se o seu interior com o preparado de grelos e alheira, e ata-se o lombo com cordel culinário para que este mantenha a forma.
Numa frigideira coloca-se um fio de azeite e três dentes de alho picados finamente e sela-se a carne até que esta esteja dourada em todos os lados.
Em seguida num tabuleiro coloca-se o azeite utilizado para selar a carne e acrescenta-se uma colher de pimentão e se necessário um pouco mais de azeite e a carne, tempera-se com sal e pimenta e vai ao forno durante 30 minutos a 200º.


Arroz de tâmaras e açafrão

Ingredientes:

- Uma chávena de arroz
- Uma cebola pequena
- Um dente de alho
- 50 gr de tâmaras
- quarto estrelas de anis
- ¼ de pimento vermelho
- Uma colher de sopa de açafrão
- Um fio de azeite
- Sal

Num tacho coloca-se a cebola e o alho picados muito finamente, e rega-se com um fio de azeite e leva-se a alourar, quando a cebola estiver dourada, acrescenta-se o arroz e deixa-se que este abra em seguida acrescentam-se as tâmaras, as estrelas de anis e uma colher de sopa de açafrão, e tempera-se com sal e  cobre-se com duas chávenas de água quente e deixa-se cozinhar em lume brando, finalmente acrescenta-se o pimento cortado em pequenos cubos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores