quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Bolo de beterraba com cobertura de creme de queijo




Ingredientes:

- 2 ovos
- ½ chávena de óleo vegetal
- Uma beterraba média
- Uma colher de essência de baunilha
- 1 colher de sopa de corante vermelho
- 2 e ½ chávenas de farinha de trigo
- 1 chávena de leitelho ( coloca-se o leite numa chávena, adiciona-se uma colher de sopa de sumo de limão e deixa-se repousar cerca de 15 minutos, no final o leite vai estar meio coalhado)
- Duas chávenas de açúcar bem cheias
- Uma colher de sopa de cacau em pó
- Uma colher de chá de sal
- Uma colher de chá de fermento
- Uma colher de chá de bicarbonato de sódio

Descasca-se a beterraba e coze-se em água, quando estiver cozida, escorre-se e com a ajuda da varinha mágica transforma-se em puré.
Um recipiente coloca-se o açúcar e os ovos e batem-se com a ajuda da batedeira até a mistura estar com uma cor esbranquiçada, em seguida acrescenta-se o puré da beterraba, o óleo, o leitelho, o corante vermelho e a essência de baunilha e bate-se novamente até se obter uma mistura uniforme.
Entretanto misturam-se todos os ingredientes sólidos noutro recipiente e quando estiver uma mistura uniforme, aos poucos acrescenta-se á mistura líquida.
Forram-se duas formas redondas com papel vegetal no fundo e vai a cozer em forno pré aquecido a 180º cerca de 25 minutos.

Cobertura de creme de queijo

- 250 gr de queijo creme
- 250 gr de queijo mascarpone
- 200 gr de natas magras
- 5 colheres de sopa de açúcar em pó
- uma colher de sopa de sumo de limão

Batem-se os dois queijos com a batedeira até se alcançar uma mistura uniforme. Á parte batem-se as natas e quando estas estiverem quase montadas, acrescentam-se a mistura dos queijos e bate-se tudo novamente, em seguida acrescenta-se o açúcar e o sumo de limão e bate-se tudo novamente e leva-se ao frigorifico.



Montagem do bolo:

Coloca-se um dos bolos e em seguida cobre-se com um pouco de creme e em seguida em cima deste coloca-se o outro bolo e finalmente cobre-se com o restante creme.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores