sábado, 5 de fevereiro de 2011

Creme de castanha, com bolo embebido em geleia e cobertura de chocolate




Para 3 pessoas

Bolo

Ingredientes:

- Um ovo
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 5 colheres de sopa de farinha com fermento
- 100 ml de leite
- duas colheres de sopa de manteiga

Misturam-se todos os ingredientes e colocam-se numa forma rectangular de silicone e vai a cozer durante 15 minutos a 200º.
Deve ficar um bolo com cerca de um centímetro de altura.

Calda para embeber o bolo

Ingredientes:

- 50 ml de água
- Uma colher de sopa de geleia de marmelo

Colocam-se os 50 ml de água num tacho, e coloca-se ao lume, quando a água começar a ferver junta-se a colher de sopa de geleia de marmelo e quando esta estiver totalmente dissolvida desliga-se o lume.
Em seguida rega-se o bolo com esta calda.

Creme de Castanha

Ingredientes:

- 100 gr de castanhas cozidas
- 100 ml de leite magro
- 50 ml de natas
- Uma colher de café de essência de baunilha
- Uma colher de sopa de açúcar em pó

Cozer as castanhas em água, quando estas estiveres cozidas descascam-se e com a ajuda de um garfo esmagam-se as castanhas.
Coloca-se o puré de castanha novamente num tacho e cobre-se com o leite e com as natas e leva-se ao lume sempre a mexer, até que a maior parte do líquido seja absorvido.
Em seguida coloca-se a mistura num copo alto e tritura-se tudo com a varinha mágica até que a mistura apresente a consistência de um creme, finalmente adiciona-se a colher de sopa de açúcar em pó e volta a triturar-se novamente para misturar os ingredientes.

Creme de chocolate

Ingredientes

- 100 ml de natas
- 8 cubos de chocolate culinário
- 50 ml de água
- Uma folha de gelatina

Num tacho colocam-se os cubos de chocolate e as natas e colocam-se em lume brando até que o chocolate derreta, em seguida adiciona-se a água e quando voltar a ferver desliga-se o lume e junta-se a folha de gelatina previamente demolhada em água fria.

Modo de apresentação

Com a ajuda de um cortador de massa redondo, cortam-se círculos de bolo, da medida do fundo dos recipientes onde se vai apresentar a sobremesa.
Começa por se colocar uma fatia de bolo no fundo do recipiente, em seguida acrescenta-se o creme de castanha, novamente uma camada de bolo e outra de creme e finalmente uma camada de chocolate e vai a refrigerar durante duas horas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores