domingo, 5 de dezembro de 2010

Francesinha






Para duas pessoas


Molho

Ingredientes:

- Uma cebola média
- Quatro dentes de alho
- Duas malaguetas
- Três folhas de louro
- Um caldo de carne (knorr natura)
- 400 ml de cerveja
- Um cálice de vinho do Porto
- Duas colheres de polpa de tomate
- Uma colher de sopa de amido de milho
- Azeite

Na picadora coloca-se a cebola, os dentes de alho e as malaguetas e pica-se tudo. Em seguida coloca-se o preparado num tacho e rega-se com um fio de azeite e deixa-se refogar durante dois minutos, em seguida acrescentam-se as folhas de louro e o caldo de carne, quando este estiver completamente dissolvido acrescenta-se a cerveja e o vinho do Porto e deixa-se cozinhar cerva de cinco minutos.
Em seguida adiciona-se a polpa de tomate e deixa-se cozinhar em lume brando durante dez minutos, e finalmente acrescenta-se uma colher de amido de milho e continua-se a mexer até que o molho fique espesso.

Francesinha

Ingredientes:

- Dois bifes de vaca pequenos
- Dois bifes de peru pequenos
- Duas salsichas picantes
- Oito fatias de bacon
- Seis fatias de fiambre de peru
- Dez fatias de queijo
- Seis fatias de pão de forma
- Sal
- Pimenta branca

Temperam-se os bifes com sal e pimenta.
Entretanto coloca-se o grelhador ao lume e quando este estiver muito quente, grelham-se os bifes e as salsichas cortadas ao meio no sentido longitudinal e as fatias de bacon. Entretanto num prato cerâmico coloca-se uma fatia de pão de forma sobre a qual se dispõem o bife de vaca com três fatias de bacon e uma fatia de queijo, em seguida coloca-se mais uma fatia de pão de forma e sobre este o bife de peru, duas metades de salsicha e três fatias de fiambre de peru e uma fatia de queijo e novamente uma fatia de pão de forma e finalmente três fatias de quijo de modo a que estas também cubram a lateral, rega-se com metade do molho preparado anteriormente e vai ao forno pré aquecido a 200º durante cinco minutos. Repete-se o processo descrito anteriormente para a outra francesinha.

Serve-se a francesinha acompanhada por batatas fritas (neste caso experimentei as novas batatas fritas da iglo que se fazem no forno sem adicionar gordura e segundo a embalagem só tem 128 kcal dor 100 gr).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores