domingo, 17 de fevereiro de 2013

Coelho recheado com presunto e ameixas com puré de espargos





Coelho:

- Um Coelho médio
- 80 gr de presunto
- 80 gr de bacon
- 10 ameixas secas
- um fígado do Coelho
- 3 hastes de tomilho
- 6 dentes de alho
- 100 ml de vinho tinto
- linha para culinária
- sal
- pimenta
- azeite

Em primeiro lugar desossar o Coelho e eliminando a cabeça do mesmo. 
Depois de  desossado colocam-se em cima do mesmo fatias, primeiro as de presunto, depois as de bacon em seguida coloca-se o fígado do Coelho e as ameixas e enrola-se, em seguida ata-se.
Faz-se uma marinada com três dentes de alho cortados as rodelas o vinho tinto e o tomilho e coloca-se aí o Coelho e vai ao frigorifico durante 24 horas.
Na hora de preparas o Coelho, coloca-se um fio de azeite e quando este estiver bem quente sela-se o Coelho. Em seguida coloca-se num tabuleiro, rega-se com o azeite usado para fritar acrescentam-se três dentes de alho laminados tempera-se com sal e pimenta e tomilho e vai ao forno pré aquecido a 200º durante 35 minutos.

Legumes cozidos 

- ossos do Coelho
- 6 grãos de pimenta rosa
- Duas cenouras cortadas 
- 150 gr de espargos
- sal

Num tacho colocam-se os ossos do Coelho, água, sal e a pimenta e deixa-se cozer durante 30minutos. Depois escorre-se e reserva-se a água da cozedura e é nesta que se coze a cenoura e os espargos. 

Puré de batata e espargos 

- 3 batatas médias
- 200 ml de natas
- três colheres de manteiga
- sal
- 8 espargos

Primeiro cozem-se as batatas com sal.
Depois e cozidas com a ajuda de um coador transformam-se as batatas em puré e em seguida metade dos espargos cozidos na água do Coelho.
Num tacho coloca-se metade da manteiga e quando esta estiver derretida acrescenta-se a batata e depois as natas e finalmente o resto da manteiga rectificam-se os temperos .

Molho de vinho tinto

- 100 ml de vinho usado na matinada
- agua de cozedura dos ossos do Coelho e dos legumes
- uma colher de natas

Reduzir o vinho tinto até este ser quase metade, em seguida acrescenta-se o caldo e deixa-se reduzir, finalmente acrescentam-se as natas e rectifica-se os temperos.

Sem comentários:

Enviar um comentário