domingo, 20 de outubro de 2013

Caldeirada de bacalhau



Ingredientes:

- duas postas grandes de bacalhau
- Cinco batatas médias
- Um pimento vermelho grande
- Duas cebolas médias
- dois dentes de alho
- 3 tomates maduros grandes
- azeite
- Um copo de vinho branco
- sal
- Uma folha de louro
- pimenta
- um ramo de salsa

Em primeiro lugar, descascam-se as cebolas e cortam-se em rodelas finas, faz-se o mesmo com as batatas. Descascam-se os tomates e cortam-se em cubos. Corta-se o pimento em tiras. Retiram-se as espinhas ao bacalhau e corta-se em cubos, com mais ou menos 4 cm.
Num tacho coloca-se no fundo uma camada de cebola, em seguida acrescenta-se o dente de alho picado finamente e a folha de louro acrescenta-se uma camada de tomate e de seguida o pimento e este cobre-se com o bacalhau, finalmente acrescenta-se a batata, tempera-se com sal e pimenta e rega-se com um fio generoso de azeite. Volta a repetir-se a operação com todas as camada e finalmente acaba-se com uma camada de cebola, pimento e bacalhau e sobre estes acrescenta-se o ramo de salsa. Rega-se com um copo de vinho branco e tapa-se vai a cozer durante 45 minutos. Durante esse período a tampa nunca deve ser levantada, no entanto o tacho deve ser abanado para evitar que a primeira camada queime.


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Bolo de beterraba com cobertura de creme de queijo




Ingredientes:

- 2 ovos
- ½ chávena de óleo vegetal
- Uma beterraba média
- Uma colher de essência de baunilha
- 1 colher de sopa de corante vermelho
- 2 e ½ chávenas de farinha de trigo
- 1 chávena de leitelho ( coloca-se o leite numa chávena, adiciona-se uma colher de sopa de sumo de limão e deixa-se repousar cerca de 15 minutos, no final o leite vai estar meio coalhado)
- Duas chávenas de açúcar bem cheias
- Uma colher de sopa de cacau em pó
- Uma colher de chá de sal
- Uma colher de chá de fermento
- Uma colher de chá de bicarbonato de sódio

Descasca-se a beterraba e coze-se em água, quando estiver cozida, escorre-se e com a ajuda da varinha mágica transforma-se em puré.
Um recipiente coloca-se o açúcar e os ovos e batem-se com a ajuda da batedeira até a mistura estar com uma cor esbranquiçada, em seguida acrescenta-se o puré da beterraba, o óleo, o leitelho, o corante vermelho e a essência de baunilha e bate-se novamente até se obter uma mistura uniforme.
Entretanto misturam-se todos os ingredientes sólidos noutro recipiente e quando estiver uma mistura uniforme, aos poucos acrescenta-se á mistura líquida.
Forram-se duas formas redondas com papel vegetal no fundo e vai a cozer em forno pré aquecido a 180º cerca de 25 minutos.

Cobertura de creme de queijo

- 250 gr de queijo creme
- 250 gr de queijo mascarpone
- 200 gr de natas magras
- 5 colheres de sopa de açúcar em pó
- uma colher de sopa de sumo de limão

Batem-se os dois queijos com a batedeira até se alcançar uma mistura uniforme. Á parte batem-se as natas e quando estas estiverem quase montadas, acrescentam-se a mistura dos queijos e bate-se tudo novamente, em seguida acrescenta-se o açúcar e o sumo de limão e bate-se tudo novamente e leva-se ao frigorifico.



Montagem do bolo:

Coloca-se um dos bolos e em seguida cobre-se com um pouco de creme e em seguida em cima deste coloca-se o outro bolo e finalmente cobre-se com o restante creme.

sábado, 5 de outubro de 2013

Pá de porco assada com pêra


Para 3 pessoas


Ingredientes:

- Uma pedaço de pá de porco cerca de 600 gr
- dois dentes de alho
- Uma colher de mostarda
- uma colher de sobremesa de sementes de mostarda
- Uma colher de sobremesa de paprica
- pimenta q.b
- Azeite
- Sal
- 3 cenouras grandes
- 10 cebolas pequenas
- duas peras firmes
- 150 gr de cogumelos paris
- 100 ml de vinho branco

Em primeiro lugar mistura-se o azeite, os alhos, a mostarda, a paprica, a pimenta e o sal. Com essa mistura barra-se a pá de porco, coloca-se num tabuleiro, polvilha-se com sementes de mostarda e rega-se com o vinho branco e um fio de azeite e leva-se ao forno pé aquecido a 200º durante 30 minutos. Em seguida acrescentam-se as cenouras as cebolas os cogumelos e a pêra e tempera-se com sal, deixa-se cozinhar mais uma hora a 180º.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Bolo de chocolate e ricotta




 Ingredientes:


- 4 ovos
- 150 gr de açúcar moreno
- Raspa de uma laranja
- uma colher de cacau em pó
- 100 gr de chocolate culinário
- 50 gr de manteiga
- 80 gr de água
- 250 gr de queijo ricotta
- 100 gr de amêndoas
- 30 gr de noz
- 80 gr de farinha de trigo

No processador de comida colocam-se as amêndoas e as nozes e transformam-se em farinha.
Num recipiente de vidro, coloca-se o chocolate o cacau a água e a manteiga e leva-se ao microondas para que o chocolate e a manteiga derreta, estar atento e nunca deixar ferver.
Entretanto noutro recipiente coloca-se o açúcar os ovos e a raspa da laranja e batem-se até se obter uma mistura homogénea, a qual se adiciona a mistura do chocolate e bate-se novamente até se obter uma mistura uniforme, a qual se acrescenta a ricota, finalmente acrescenta-se a farinha de amêndoa e noz e a farinha de trigo e envolve-se.
Forra-se uma forma com papel vegetal e unta-se com manteiga e em seguida verte-se a massa para o seu interior e vai ao forno pré aquecido a 180º durante 30 minutos.

Seguidores