domingo, 30 de junho de 2013

Sopa de favas



Ingredientes

- Uma cebola
- 400 gr de favas sem pele
- ½ alface
- ½ repolho de couve lombarda (parte mais branca)
- Água
- Sal
- Pimenta
- Azeite

Numa panela coloca-se a água, um fio de azeite, uma cebola cortada em quatro, as favas deixa-se cozer cerca de 20 minutos, em seguida acrescenta-se a alface e tempera-se com sal, deixa-se cozinhar mais dez minutos.
Com  a ajuda da varinha mágica transforma-se a sopa em puré, se for necessário acrescentar um pouco mais de água. Leva-se novamente ao lume e acrescenta-se a couve cortada em julina grossa. Deixa-se cozer mais quinze minutos, rectifica-se o sal e tempera-se com um pouco de pimenta.
Serve-se com um fio de azeite.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Arroz de favas com presunto e ovos escalfados



Ingredientes:

Para 2 pessoas

- 300 gr de favas
- Uma chávena de arroz
- 180 gr de presunto
- um chouriço
- Vinho branco
- Dois ovos
- Uma cebola média
- Dois destes de alho
- Louro
- Azeite
- Sal
- Pimenta

Coloca-se o presunto de molho cerca de 10 horas, mudando a água a meio.
Num tacho coloca-se a cebola e o alho picados, rega-se com um fio de azeite, quando a cebola estiver dourada adiciona-se o presunto cortado em cubos e as favas e deixam-se refogar, em lume fraco cerca de 20 minutos. Em seguida adiciona-se o arroz e refresca-se com um pouco de vinho branco. E em seguida adicionam-se duas chávenas de água e quando esta estiver a ferver acrescenta-se o chouriço cortado as rodelas e tempera-se com sal e pimenta. Quando o arroz estiver quase cozido acrescentam-se os ovos.


sábado, 22 de junho de 2013

Bolas de leite frito (gulab jamun) com calda de chá verde e especiarias



Bolas de leite

- 200 gr de leite em pó magro
- 50 gr de farinha de trigo
- ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio
- Uma colher de manteiga sem sal derretida
- + ao – 200 ml de leite
- ½ colher de café de cardamomo em pó
- Óleo vegetal para fritar

Num recipiente coloca-se o leite em pó, a farinha, o bicarbonato de sódio, o cardamomo e envolve-se tudo muito bem, em seguida acrescenta-se a manteiga derretida e aos poucos vai-se acrescentando o leite. Amassa-se até alcançar uma textura nem muito dura nem muito mole. Moldam-se pequenas bolas e reservam-se.

Calda de especiarias

- 500 ml de água
- 500 gr de açúcar
- dois paus de canela
- 10 cardamomo
- 10 cravinhos
- Dois pacotes de chá verde

Numa panela antiaderente coloca-se a água e quando esta estiver a ferver colocam-se os sacos de chá verde e deixa-se que estes libertem o chá verde cerca de um minuto. Retiram-se os sacos de chá e acrescenta-se o açúcar e as especiarias e deixa-se ferver mais cinco minutos.

Depois de ter a calda pronta. Num tacho fundo coloca-se o óleo e quando este estiver bem quente fritam-se as bolas de leite, quando estiverem prontas as bolas flutuam. Retiram-se e escorrem-se em papel absorvente e em seguida colocam-se na calda onde devem permanecer cerca de 12 horas.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Polvo assado com puré de favas e batata doce




Ingredientes:

Polvo assado

- Um polvo médio
- Uma cebola média
- Alhos
- Duas folhas de louro
- Azeite
- Pimenta

Num tacho coloca-se uma cebola cortada em quatro, os dentes de alho e as folhas de louro, rega-se com um fio de azeite e coloca-se o polvo por cima, tapa-se e leva-se a cozer cerca de uma hora em lume brando. (não se adiciona sal, o polvo tem sal suficiente)
Depois de cozido retira-se o polvo coloca-se num tabuleiro de vidro rega-se com azeite e vai ao forno cerca de 15 minutos a 180º.

Puré de favas

- 300 gr de favas frescas descascadas
- sal
- Pimenta
- Azeite

Num tacho colocam-se as favas, cobrem-se com água, temperam-se com sal e com um fio de azeite e levam-se a cozer cerca de 20 minutos. Em seguida escorrem-se as favas e colocam-se num copo fundo e com a ajuda da varinha mágica transforma-se em puré, rega-se com um géneros fio de azeite e tempera-se com sal e pimenta.

Batata doce assada

- 3 batatas doces (polpa amarela)
- Azeite
- Sal
- Tomilho

Cozem-se as batatas doces em água e sal, quando estiverem quase cozidas, retiram-se e cortam-se em fatias de mais ao menos 1 cm, colocam-se num tabuleiro e rega-se com azeite, tempera-se com sal fino e com tomilho e vai ao forno pré aquecido a 200º cerca de 20 minutos.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Tarte de ganache de chocolate com natas batidas e frutos vermelhos





Para quatro tartes individuais

Massa

- 200 gr de farinha
- 100 gr de manteiga sem sal (a temperatura natural)
- Um ovo grande
- Uma pitada de sal
- Uma colher de sopa de água fria

Com as mãos mistura-se a manteiga e a farinha, quando a mistura estiver com a textura de areia, adiciona-se uma pitada de sal. Em seguida faz-se um buraco no centro da mistura e adiciona-se um ovo e a água e mistura-se tudo com a ajuda de um garfo até atingir uma massa uniforme.
Forma-se uma bola com a massa e envolve-se em película plástica e leva-se ao frigorifico durante uma hora.
Finalmente estende-se a massa com ajuda de um rolo da massa até a massa ter cerca de 6 mm.
Barram-se as formas com manteiga e forram-se com a massa estendida previamente, em seguida coloca-se uma folha de papel vegetal e coloca-se um peso por cima e leva-se ao forno pré aquecido a 200 º durante 10 minutos. Retiram-se do forno retira-se o peso e o papel vegetal e voltam ao forno mais 2 minutos. Retiram-se e deixam-se arrefecer.


Ganache de chocolate

- 200 gr de chocolate culinário
- 200 gr de nata
- Uma colher de manteiga sem sal

Num tacho antiaderente colocam-se as natas e o chocolate partido em pequenos pedaços, e leva-se ao lume até que este derreta por completo, quando estiver derretido acrescenta-se uma colher de manteiga e desliga-se o lume e reserva-se.
Quando estiver quase frio verte-se para dentro da massa e deixa-se que arrefeça por completo.

Natas batidas com frutos vermelhos

- 200 ml de natas para bater
- 3 colheres de açúcar em pó
- Frutos vermelhos a gosto

Bater as natas, quando estas estiverem quase montadas, adiciona-se o açúcar em pó e acabam de se bater. Colocam-se por cima das tartes e decora-se com frutos vermelhos.

domingo, 9 de junho de 2013

Aros de cebola




Ingredientes:

- Duas cebolas grandes
- 200 ml de leite
- 300 gr de farinha de trigo
- Uma cerveja pequena
- 1 ovo
- Sal
- Pimenta
- Farinha de trigo para envolver a cebola
- Óleo de girassol para fritar

Descascam-se as cebolas e cortam-se em rodelas, separam-se uma a uma e colocam-se num recipiente com leite mais ao menos 20 minutos para que a cebola perca a acides e fique mais doce.

Entretanto num recipiente coloca-se a farinha e rega-se com a cerveja, e misturam-se muito bem, em seguida acrescenta-se o ovo e finalmente tempera-se com sal e pimenta.

Num recipiente coloca-se a farinha. Retiram-se os aros de cebola do leite passam-se por farinha e em seguida pelo polme e frita-se em óleo bem quente.


sábado, 1 de junho de 2013

Favas com barriga de porco assada e raviolis de chouriço e tomate




Favas

- 300 gr de favas descascadas
- 100 gr de ervilhas
- ½ alface lisa
- 100 ml de caldo de galinha
- Uma colher de sopa de manteiga
- Dois dentes de alho
- Um fio de azeite
- Sal
- Pimenta

Num tacho coloca-se uma colher de manteiga um fio de azeite, quando este começar a ferver adiciona-se o alho picado e a alface cortada em juliana, quando a alface estiver tenra acrescentam-se as favas as ervilhas e rega-se com o caldo de galinha e tempera-se com sal e pimenta.

Barriga de porco

- Uma barriga de porco com cerca de 1kg
- Uma colher de sopa de açúcar
- Sumo de ½ limão
- Azeite
- ½ colher de sopa de pimenta rosa moída
- Uma colher de sopa de sal grosso
- 4 dentes de alho

Num recipiente, coloca-se o açúcar o sal  e a pimenta, misturam-se bem, acrescenta-se o azeite e o sumo de limão e envolve-se até se formar uma pasta.
Barra-se a barriga de porco com esta pasta e deixa-se a marinar no frigorifico durante seis horas.
Na altura da confecção coloca-se a barriga de porco num tabuleiro, e rega-se com um fio de azeite, tapa-se com uma prata e vai ao forno pré aquecido a 200º durante uma hora. Retira-se do forno, elimina-se a prata e acrescentam-se os alhos e vai novamente ao forno mais uma hora.

Raviolis de tomate e chouriço

Massa:

- 4000 gr de farinha de trigo
- 3 ovos
- uma colher de chá de sal
- Umas colher de sopa de azeite

Num recipiente coloca-se a farinha e o sal e misturam-se bem, no centro abre-se um buraco, colocam-se ai os ovos e o azeite, com a ajuda de um garfo incorporam-se os ingredientes, quando estiverem misturados forma-se uma bola com as mãos e cobre-se com uma película plástica e deixa-se descansar 20 minutos.
Divide-se a massa em quatro e com a máquina de fazes esparguete moldam-se tiras muito finas de massa.

Recheio

- ½ Chouriço
- Dois tomates maduros
- Uma cebola pequena
- dois dentes de alho
- Um fio de azeite
- Sal
- Pimenta

Numa frigideira coloca-se o chouriço picado muito finamente e deixa-se alourar, rega-se com um fio de azeite e e adiciona-se a cebola e o alho picados finamente e em seguida acrescentam-se os tomates picados e sem grainhas. Tempera-se com sal e pimenta.

Moldam-se os raviolis e vão a cozer em água a ferver durante 3 minutos.

Seguidores