sábado, 23 de fevereiro de 2013

Bolo Ópera no 3º aniversario Gosto Gourmet



Hoje no dia em que o Gosto Gourmet completa o seu terceiro aniversário, para comemorar fiz o Bolo Ópera, é um daqueles bolos que faço em ocasiões especiais,  só agora, lamentavelmente, é que verifiquei  que nunca tinha publicado a sua receita.
Agradeço a todos os leitores que durante estes Três anos tem visitado o blog, que já teve mais de 51 mil visitas, um agradecimento especial a todos os seguidores.
No dia que comecei o blog, já sabia que gostava de receber e cozinhar para familiares e amigos, esse gosto cresceu a cada dia, no último ano tive algumas das melhores experiencias a nível culinário, servi um almoço para dezanove pessoas,  um jantar formal para nove  convivas, esta foi a primeira experiencia de cozinhar para desconhecidos, correu muito bem, a comida foi bastante elogiada. Mas o desfio mais emocionante foi o  Baptizado da M., este para trinta convidados. Finalmente a festa de aniversário da M.M. para quarenta convidados e somente com 18 horas para o fazer, devido a um contratempo.
Vou continuar a publicar as minhas habituais sessenta receitas anuais, espero que continuem a acompanhar o que vou fazendo na minha cozinha.


Bolo Ópera

Bolo de amêndoa

- 4 ovos
- 4 gemas
- 170 gr de açúcar em pó
- 150 gr de amêndoa em pó
- 50 gr de farinha
- 50 gr de manteiga sem sal
- papel vegetal

Em primeiro lugar misturar a farinha com a amêndoa em pó e em seguida peneirar para eliminar eventuais grânulos. Entretanto batem-se as quatro gemas com uma varinha manual de forma a que estas dupliquem de volume, em seguida acrescenta-se a farinha e a amêndoa e em seguida acrescenta-se a manteiga derretida. Batem-se as oito claras em castelo e quando estas estiverem quase montadas acrescenta-se o açúcar em pó e em seguida acrescenta-se a massa preparada anteriormente.
Entretanto unta-se bem um tabuleiro, ou forma com manteiga, sem esquecer de revestir o fundo com papel vegetal, e distribuir um terço da massa por cada um, vai a cozer em forno pré aquecido a 200º cerca de 10 a 15 minutos

(nota: para fazer um bolo maior a receita do bolo deve ser duplicada, as restantes mantém-se iguais – nesta fiz mais quantidade porque assim congela-se e serve para fazer sobremesas mais rápidas)

Creme de manteiga e café

Ingredientes

- 4 cafés expresso
- um cálice de licor de café
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 4 gemas
- 300 gr de açúcar
- 500 gr de manteiga sem sal

Em primeiro lugar fazer os quatro cafés expresso e coloca-los num tacho antiaderente, acrescenta-se o licor de café e o açúcar e leva-se ao lume brando durante 20 minutos.

Entretanto, num tacho colocam-se as 300 gr de açúcar  e acrescenta-se meio copo de água e leva-se ao lume e deixa-se ferver durante 3 minutos e desliga-se o lume. batem-se as gemas até estas duplicarem de volume e em seguida acrescentam-se ao preparado que está no tacho e mexe-se muito bem e rapidamente para os ovos não talharem transfere-se a mistura para um recipiente de vidro e bate-se durante 10 minutos, finalmente com a ajuda da batedeira acrescenta-se a manteiga em pequenos cubos e a temperatura ambiente, finalmente acrescenta-se a redução do café.
Vai ao frigorífico.

Ganache de chocolate

- 400 gr de chocolate amargo (de preferência lindt)
- 400 ml de natas

Num tacho colocam-se as natas, até estas levantarem fervura, adiciona-se o chocolate em pedaços e quando este estiver completamente derretido, desliga-se o lume e leva-se o preparado ao frigorifico para arrefecer.

Modo de montagem do bolo, colocar um dos bolos de amêndoa no fundo, por cima deste colocar o creme de manteiga e por cima deste o ganache de chocolate e repetir a operação. Finalmente cobrir todo o bolo com o ganache de chocolate.


domingo, 17 de fevereiro de 2013

Coelho recheado com presunto e ameixas com puré de espargos





Coelho:

- Um Coelho médio
- 80 gr de presunto
- 80 gr de bacon
- 10 ameixas secas
- um fígado do Coelho
- 3 hastes de tomilho
- 6 dentes de alho
- 100 ml de vinho tinto
- linha para culinária
- sal
- pimenta
- azeite

Em primeiro lugar desossar o Coelho e eliminando a cabeça do mesmo. 
Depois de  desossado colocam-se em cima do mesmo fatias, primeiro as de presunto, depois as de bacon em seguida coloca-se o fígado do Coelho e as ameixas e enrola-se, em seguida ata-se.
Faz-se uma marinada com três dentes de alho cortados as rodelas o vinho tinto e o tomilho e coloca-se aí o Coelho e vai ao frigorifico durante 24 horas.
Na hora de preparas o Coelho, coloca-se um fio de azeite e quando este estiver bem quente sela-se o Coelho. Em seguida coloca-se num tabuleiro, rega-se com o azeite usado para fritar acrescentam-se três dentes de alho laminados tempera-se com sal e pimenta e tomilho e vai ao forno pré aquecido a 200º durante 35 minutos.

Legumes cozidos 

- ossos do Coelho
- 6 grãos de pimenta rosa
- Duas cenouras cortadas 
- 150 gr de espargos
- sal

Num tacho colocam-se os ossos do Coelho, água, sal e a pimenta e deixa-se cozer durante 30minutos. Depois escorre-se e reserva-se a água da cozedura e é nesta que se coze a cenoura e os espargos. 

Puré de batata e espargos 

- 3 batatas médias
- 200 ml de natas
- três colheres de manteiga
- sal
- 8 espargos

Primeiro cozem-se as batatas com sal.
Depois e cozidas com a ajuda de um coador transformam-se as batatas em puré e em seguida metade dos espargos cozidos na água do Coelho.
Num tacho coloca-se metade da manteiga e quando esta estiver derretida acrescenta-se a batata e depois as natas e finalmente o resto da manteiga rectificam-se os temperos .

Molho de vinho tinto

- 100 ml de vinho usado na matinada
- agua de cozedura dos ossos do Coelho e dos legumes
- uma colher de natas

Reduzir o vinho tinto até este ser quase metade, em seguida acrescenta-se o caldo e deixa-se reduzir, finalmente acrescentam-se as natas e rectifica-se os temperos.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Carpaccio e sopa de tamboril





Ingredientes:

- Dois pimentos vermelhos pequenos
- dois dentes de alho
- Três tomates maduros
-  Uma cebola as rodelas 
- Um copo de vinho branco
- Água
- Uma posta grande de tamboril
- Coentros 
- Azeite 
- Sal
- Pimenta

Em primeiro lugar corta-se o tamboril em carpaccio muito fino, de forma a ter as suficientes para cobrir o fundo dos pratos, e reserva-se. O restante reserva-se para usar usar na sopa.
Entretanto corta-se a cebola em rodelas, corta-se o alho em lâminas e descasca-se o tomate e retiram-se as sementes.
Num tacho coloca-se um fio de azeite, as rodelas de cebola, as laminas de alho e os tomates em rodelas e repete-se a operação como se de uma caldeirada se tratasse. Na última camada adiciona-se o tamboril e os coentros, tempera-se com sal e pimenta e rega-se com o vinho branco. Deixa-se cozinhar durante 15 minutos em seguida adiciona-se a água e deixa-se cozer mais 15 minutos. Depois passa-se a sopa, rectificam-se os temperos e adicionam-se coentros picados.

Na hora de servir dispõem-se o carpaccio no fundo do prato de sopa tempera-se com sal e com pimenta. Finalmente cobre-se com a sopa bem quente e está pronta a comer.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Soufflé de chocolate



Ingredientes:

- 100 gr de chocolate em barra
- 3 ovos
- 6 colheres de açúcar
- uma laranja 
- um pacote de natas frescas
- 50 gr de raspas de chocolate
- Duas colheres de açúcar em pó
- manteiga 

Num tacho coloca-se metade da laranja cortada em pedaços com a casca, rega-se com metade do sumo da laranja e acrescentam-se três colheres de açúcar. 
Deixa-se cozinhar durante meia hora, deixa-se arrefecer e corta-se a laranja em pequenos cubos e reserva-se.

Derrete-se  o chocolate no microondas e quando este estiver derretido, acrescentam-se as três gemas de ovo e envolve-se tudo muito bem.
Entretanto batem-se as claras em castelo e acrescenta-se as três colheres de açúcar, junta-se um terço das claras ao chocolate e envolve-se muito bem e finalmente acrescenta-se o resto das claras e envolve-se suavemente.
Untam-se as formas com a manteiga e polvilham-se com açúcar.
Adiciona-se o soufflé até metade, acrescenta-se uma colher de sopa da laranja preparada anteriormente e novamente o soufflé. Vai ao forno pré aquecido a 200º durante 10 minutos.

Enquanto o soufflé estão no forno, batem-se as natas fresca. Adiciona-se o açúcar em pó e finalmente as raspas de chocolate.


domingo, 10 de fevereiro de 2013

Codorniz recheada com alheira e frutos secos, com arroz de couve, maça salteada e batata corada



Para quatro pessoas

Codorniz

- quatro codornizes
- Uma alheira de caça
- 100 gr de amêndoas picadas
- 50 gr de uvas passa brancas
- Azeite
- Tomilho
- Dois dentes de alho
- Pimenta
- Sal

A operação mais complicada deste prato é o de pré-preparas as codornizes, estas tem de ser desossadas, deixando somente os ossos das asas e das pernas, os restantes ossos tem de ser removidos, a operação não é difícil mas requer alguma perícia para não rasgar a carne.
Para o recheio, retira-se a pele da alheira e coloca-se na misturadora acrescenta-se a amêndoa e  mistura-se tudo muito bem, finalmente acrescentam-se as uvas passa e com esta mistura recheiam-se as codornizes.
Numa frigideira coloca-se azeite de forma a que cubra o fundo por completo, acrescentam-se os olhos laminados, temperam-se as codornizes com sal e selam-se na frigideira cerca de 1 minuto de cada lado, retiram-se e colocam-se num tabuleiro, regam-se com o azeite da frigideira, temperam-se com um pouco mais de sal e com pimenta, acrescenta-se um ramo de tomilho e vai ao forno pré aquecido a 200º durante 25 minutos.

Arroz de couve

- Uma chávena de arroz arbóreo
- Uma couve coração média
- Uma cebola pequena
- Azeite
- Um alho
- Vinho branco
- Sal

Picar bem a cebola e o alho, e coloca-los num fundo de azeite e levar a refogar, quando a cebola estiver transparente adiciona-se o arroz e refresca-se com um pouco de vinho branco. E de seguida adiciona-se a água aos poucos (cerca de 2 chávenas) quando voltar a ferver adiciona-se a couve cortada e tempera-se com sal.

Batata assada:

- 10 batatas pequenas
- Sal
- Azeite

Num tacho colocam-se as batatas e deixam-se cozer durante 15 minutos temperadas com um pouco de sal, retiram-se cortam-se ao meio colocam-se num tabuleiro rega-se com um fio de azeite e vão ao forno pré aquecido a 200º durante 20 minutos, retiram-se e polvilham-se com um pouco de sal fino.

Maça salteada

- Duas maças
- Duas colheres de sopa de manteiga com sal

Cortar as maças em gomos, deixando a casca. Colocar a manteiga numa frigideira antiaderente e quando esta estiver derretida adicionar a maça e deixar caramelizar durante cinco minutos em lume brando.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Tagliatelle de lula com cogumelos shimeji em cama de massa preta com molho de tomate



Para duas pessoas

Ingredientes:

- Duas lulas grandes
- 250 gr de cogumelos Shimeji
- Dois tomates médios maduros
- Uma cebola pequena
- 3 dentes de alho
- 200 gr de esparguete negro
- Orégãos
- Sal
- Pimenta
- Azeite
- uma pitada de açucar

Retirar a pele as lulas e com uma faca muita afiada cortar as mesmas em tiras tipo tagliatelle e o mais compridas possível.

Num  tacho coloca-se um pouco de água temperada com sal, quando esta começar a ferver adiciona-se o esparguete e quando estiver cozido escorre-se tempera-se com um fio de azeite.

Numa frigideira coloca-se a cebola e dois dentes de alho picados e um fio de azeite em seguida juntam-se os tomates sem sementes nem peles, deixa-se cozinhar cerca de 20 minutos, tempera-se com sal e finalmente tritura-se tudo, em seguida prova-se e se estiver muito ácido junta-se uma pitada de açúcar.

Entretanto salteiam-se os cogumelos em azeite aromatizado com um dente de alho, como os cogumelos quando os cogumelos estiverem quase prontos coloca-se o fogão no máximo e adiciona-se aos cogumelos as lulas e salteia-se até as lulas estarem moles o que deve ser cerca de 3 minutos.

Modo de apresentação:
Coloca-se o esparguete no meio do prato, rega-se com o molho de tomate, em cima da massa colocam-se as lulas e os cogumelos e polvilha-se com orégãos picados.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Acarajé




Ingredientes:

- 250 gr de feijão frade
- Uma cebola média
- Sal
- 500 ml de óleo de amendoim

Num recipiente demolha-se o feijão frade durante 24 horas. Depois coloca-se o feijão num pano e esfregam-se de forma a que a pele do feijão se liberte volta-se a colocar na água e escolhe-se o feijão.
No liquidificador coloca-se a cebola e os feijões e transformam-se em puré em seguida tempera-se a mistura com sal e bate-se com uma vareta de forma a que esta duplique de tamanho.
Entretanto coloca-se uma frigideira funda ao lume com o óleo e quando este estiver bem quente com a ajuda de duas colheres formam-se bolos e vão a fritar.
Os acarajés podem ser comidos simples ou recheados com vatapá. 


Vatapá

- 100 gr de camarão
- Uma cebola média
- 70 gr de amendoins descascados
- 50 gr  de castanha de caju
- 200 ml de leite de coco
- Um tomate médio maduro
- Uma colher de sopa de caril
- Coentros
- Óleo de amendoim
- Pão ralado

Refoga-se a cebola num pouco de óleo de amendoim, quando a cebola estiver transparente adiciona-se o tomate portado em cubos e sem peles nem sementes. Quando o tomate estives cozido adiciona-se o amendoim e o caju previamente transformados em farinha e logo de seguida o leite de coco. Quando começar a ferver adiciona-se o camarão picado e o caril, rectificam-se os temperos. Para finalizar acrescenta-se um pouco de pão ralado e os coentros picados.


Comem-se os acarajés simples ou recheados com o vatapá.

Seguidores