segunda-feira, 11 de março de 2013

Robalo com puré de grão e legumes salteados



Robalo

Ingredientes:

- 2 robalos médios
- 6 camarões pequenos
- um alho francês pequeno
- Um copo de vinho branco
- Um fio de azeite
- dois copos de água
- Sal
- Pimenta

Fazer quatro filetes, reserva-se a cabeça e as espinhas. Num tacho coloca-se um fio de azeite, o alho francês cortado em rodelas finas e deixa-se alourar, em seguida adicionam-se as cabeças e espinhas do peixe e os camarões e refresca-se com um copo de vinho branco, deixa-se ferver e quando o vinho passar a ter metade do volume acrescentam-se dois copos de água, tempera-se com sal e pimenta e deixa-se cozinhar mais meia hora, finalmente côa-se e reserva-se o caldo. Na hora de servir coloca-se o caldo a ferver de forma a que este reduza até cerca de metade.
Numa frigideira antiaderente coram-se os filetes de robalo primeiro com a pele voltada para baixo e depois o outro lado.


Puré de grão de bico

- 100 gr de grão de bico seco (ou 300 gr de grão de bico cozido)
- Azeite
- Sal
- Salsa

Demolhar o grão de bico cerca de 12 horas. Coze-se o grão de bico em água temperada com sal, em seguida escorre-se e coloca-se no liquidificador, acrescenta-se 100 ml de azeite e transforma-se em puré, rectifica-se o tempero com sal e pimenta moída e finaliza-se com salsa picada.


Legumes salteados

- 10 vagens de feijão verde
- 2 cenouras médias
- ½ alho francês
- Dois dentes de alho
- Azeite
- Sal

Cortar todos os legumes em tiras finas. Numa frigideira antiaderente coloca-se um fio de azeite e os alhos laminados, quando começar a ferver acrescentar a cenoura e passado cinco minutos o alho francês e o feijão verde, ir mexendo sempre de forma a que os legumes fiquem al dente.

Na altura de servir coloca-se o puré no meio do prato rega-se com o caldo do peixe em cima do puré colocam-se os legumes salteados e por cima destes o peixe.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores