domingo, 10 de fevereiro de 2013

Codorniz recheada com alheira e frutos secos, com arroz de couve, maça salteada e batata corada



Para quatro pessoas

Codorniz

- quatro codornizes
- Uma alheira de caça
- 100 gr de amêndoas picadas
- 50 gr de uvas passa brancas
- Azeite
- Tomilho
- Dois dentes de alho
- Pimenta
- Sal

A operação mais complicada deste prato é o de pré-preparas as codornizes, estas tem de ser desossadas, deixando somente os ossos das asas e das pernas, os restantes ossos tem de ser removidos, a operação não é difícil mas requer alguma perícia para não rasgar a carne.
Para o recheio, retira-se a pele da alheira e coloca-se na misturadora acrescenta-se a amêndoa e  mistura-se tudo muito bem, finalmente acrescentam-se as uvas passa e com esta mistura recheiam-se as codornizes.
Numa frigideira coloca-se azeite de forma a que cubra o fundo por completo, acrescentam-se os olhos laminados, temperam-se as codornizes com sal e selam-se na frigideira cerca de 1 minuto de cada lado, retiram-se e colocam-se num tabuleiro, regam-se com o azeite da frigideira, temperam-se com um pouco mais de sal e com pimenta, acrescenta-se um ramo de tomilho e vai ao forno pré aquecido a 200º durante 25 minutos.

Arroz de couve

- Uma chávena de arroz arbóreo
- Uma couve coração média
- Uma cebola pequena
- Azeite
- Um alho
- Vinho branco
- Sal

Picar bem a cebola e o alho, e coloca-los num fundo de azeite e levar a refogar, quando a cebola estiver transparente adiciona-se o arroz e refresca-se com um pouco de vinho branco. E de seguida adiciona-se a água aos poucos (cerca de 2 chávenas) quando voltar a ferver adiciona-se a couve cortada e tempera-se com sal.

Batata assada:

- 10 batatas pequenas
- Sal
- Azeite

Num tacho colocam-se as batatas e deixam-se cozer durante 15 minutos temperadas com um pouco de sal, retiram-se cortam-se ao meio colocam-se num tabuleiro rega-se com um fio de azeite e vão ao forno pré aquecido a 200º durante 20 minutos, retiram-se e polvilham-se com um pouco de sal fino.

Maça salteada

- Duas maças
- Duas colheres de sopa de manteiga com sal

Cortar as maças em gomos, deixando a casca. Colocar a manteiga numa frigideira antiaderente e quando esta estiver derretida adicionar a maça e deixar caramelizar durante cinco minutos em lume brando.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores