sábado, 23 de fevereiro de 2013

Bolo Ópera no 3º aniversario Gosto Gourmet



Hoje no dia em que o Gosto Gourmet completa o seu terceiro aniversário, para comemorar fiz o Bolo Ópera, é um daqueles bolos que faço em ocasiões especiais,  só agora, lamentavelmente, é que verifiquei  que nunca tinha publicado a sua receita.
Agradeço a todos os leitores que durante estes Três anos tem visitado o blog, que já teve mais de 51 mil visitas, um agradecimento especial a todos os seguidores.
No dia que comecei o blog, já sabia que gostava de receber e cozinhar para familiares e amigos, esse gosto cresceu a cada dia, no último ano tive algumas das melhores experiencias a nível culinário, servi um almoço para dezanove pessoas,  um jantar formal para nove  convivas, esta foi a primeira experiencia de cozinhar para desconhecidos, correu muito bem, a comida foi bastante elogiada. Mas o desfio mais emocionante foi o  Baptizado da M., este para trinta convidados. Finalmente a festa de aniversário da M.M. para quarenta convidados e somente com 18 horas para o fazer, devido a um contratempo.
Vou continuar a publicar as minhas habituais sessenta receitas anuais, espero que continuem a acompanhar o que vou fazendo na minha cozinha.


Bolo Ópera

Bolo de amêndoa

- 4 ovos
- 4 gemas
- 170 gr de açúcar em pó
- 150 gr de amêndoa em pó
- 50 gr de farinha
- 50 gr de manteiga sem sal
- papel vegetal

Em primeiro lugar misturar a farinha com a amêndoa em pó e em seguida peneirar para eliminar eventuais grânulos. Entretanto batem-se as quatro gemas com uma varinha manual de forma a que estas dupliquem de volume, em seguida acrescenta-se a farinha e a amêndoa e em seguida acrescenta-se a manteiga derretida. Batem-se as oito claras em castelo e quando estas estiverem quase montadas acrescenta-se o açúcar em pó e em seguida acrescenta-se a massa preparada anteriormente.
Entretanto unta-se bem um tabuleiro, ou forma com manteiga, sem esquecer de revestir o fundo com papel vegetal, e distribuir um terço da massa por cada um, vai a cozer em forno pré aquecido a 200º cerca de 10 a 15 minutos

(nota: para fazer um bolo maior a receita do bolo deve ser duplicada, as restantes mantém-se iguais – nesta fiz mais quantidade porque assim congela-se e serve para fazer sobremesas mais rápidas)

Creme de manteiga e café

Ingredientes

- 4 cafés expresso
- um cálice de licor de café
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 4 gemas
- 300 gr de açúcar
- 500 gr de manteiga sem sal

Em primeiro lugar fazer os quatro cafés expresso e coloca-los num tacho antiaderente, acrescenta-se o licor de café e o açúcar e leva-se ao lume brando durante 20 minutos.

Entretanto, num tacho colocam-se as 300 gr de açúcar  e acrescenta-se meio copo de água e leva-se ao lume e deixa-se ferver durante 3 minutos e desliga-se o lume. batem-se as gemas até estas duplicarem de volume e em seguida acrescentam-se ao preparado que está no tacho e mexe-se muito bem e rapidamente para os ovos não talharem transfere-se a mistura para um recipiente de vidro e bate-se durante 10 minutos, finalmente com a ajuda da batedeira acrescenta-se a manteiga em pequenos cubos e a temperatura ambiente, finalmente acrescenta-se a redução do café.
Vai ao frigorífico.

Ganache de chocolate

- 400 gr de chocolate amargo (de preferência lindt)
- 400 ml de natas

Num tacho colocam-se as natas, até estas levantarem fervura, adiciona-se o chocolate em pedaços e quando este estiver completamente derretido, desliga-se o lume e leva-se o preparado ao frigorifico para arrefecer.

Modo de montagem do bolo, colocar um dos bolos de amêndoa no fundo, por cima deste colocar o creme de manteiga e por cima deste o ganache de chocolate e repetir a operação. Finalmente cobrir todo o bolo com o ganache de chocolate.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores