domingo, 22 de julho de 2012

Rolinhos de vaca e espargos com arroz selvagem, crocante de massa de arroz e salada de agrião




Ingredientes:

- 200 gr de espargos bebé
- Um bife de vaca (alcatra) com cerca de 2 dedos de altura
- Sal
- Pimenta

Num tacho coloca-se água temperada com sal, e quando esta estiver a ferver adicionam-se os espargos e deixam-se cozer cerca de cinco minutos. Em seguida escorrem-se e para parar a cozedura mergulham-se em água.
Cortar o bife em fatias tipo Carpaccio.
Em seguida enrolam-se os espargos nas fatias de carne até formar pequenos rolos, temperam-se com sal e pimenta e vão a grelhar.

Arroz selvagem

- Uma chávena de chá de arroz selvagem
- Uma chalota
- um dente de alho
- Azeite

Faz-se um refogado com o azeite o alho e a cebola. Quando tiverem transparentes adiciona-se o arroz e de seguida duas chávenas de chá de água.

Crocante de massa de arroz

- Massa de arroz
- Óleo de amendoim
- Sal fino

Numa frigideira coloca-se um fundo de óleo de amendoim, quando estiver bem quente adiciona-se a massa de arroz e está vai transformar-se quase instantaneamente no crocante, retira-se e tempera-se com sal.

sábado, 21 de julho de 2012

Terrine de chocolate com sopa de morangos



Ingredientes:

- 3 ovos
- 90 gr de manteiga sem sal
- 90 gr de chocolate
- 3 colheres de sopa de açúcar

Bater o açúcar com as gemas de ovo, até obter um creme liso. A parte derreter a manteiga com o chocolate em banho Maria, deixar arrefecer e junta a mistura anterior. Juntar por fim as claras batidas em castelo. Colocar a mistura numa forma untada com margarina e levar ao frigorifico.

Sopa de morangos

- 100 gr de morangos
- Uma colher de sopa de açúcar

Com a ajuda da varinha mágica bater os morangos com o açúcar até obter um creme uniforme.

domingo, 15 de julho de 2012

Feijoada de camarão


Ingredientes:


- 800 gr de camarão com casca
- 500 gr de feijão cozido
- 1/2 pimento vermelho
- um malagueta de chilli
- uma cebola media
- um tomate
- um dente de alho
- um ramo de salsa 
- um ramo de tomilho limão
- azeite
- sal

Cozer os camarões em água e sal cerca de cinco minutos. Retiram se os camarões e reserva-se a água da cozedura. Em seguida descascam-se os camarões e reservam-se.
Num tacho deixa coloca-se um fil de azeite e a cebola e o pimento cortado em cubos. Quando estes começarem a ficar cozinhados junta- se o chilli e o alho picados e logo de seguida o tomate sem peles e grainhas cortado aos cubos e a salsa picada. Acabar de cozer, junta-se o feijão e acrescenta-se um pouco da ágia da cozedura do camarão. Deixa-se apurar um pouco e finaliza-se com as folhas do tomilho limão.




Açorda de ovas de bacalhau



Para duas pessoas

- 400 gr de ovas de bacalhau
- 6 camarões
- Dois pães rústicos
- Dois ovos
- Azeite
- Dois dentes de alho
- Uma malagueta
- Um limão pequeno
- Um ramo de coentros
- Sal
- Pimenta

Cozer as ovas e os camarões em água temperada com um fio de azeite, casca de meio limão e a malagueta. Quando estiverem cozidos retiram-se os camarões e colocam-se em água com gelo. Retiram-se as ovas, quando estiverem frias retiram-se as peles. Guarda-se a água da cozedura.
Em seguida retira-se o miolo dos pães de forma a guardar a côdea. Esta vai ao forno a torrar.
Entretanto coloca-se um fio de azeite num tacho e quando este estiver a ferver adicionam-se os alhos picados finamente. Em seguida acrescenta-se o miolo do pão acrescentando-se gradualmente a água da cozedura das ovas até se obter uma consistência uniforme.
Acrescentam-se as ovas e rectifica-se o sal e tempera-se com pimenta. Coloca-se o tacho no mínimo e adicionam-se os ovos e mexe-se sempre para que os ovos não talhem. Caso esteja muito preso pode-se acrescentar mais um pouco da água da cozedura. Finalmente adicionam-se os coentros.
Para servir coloca-se a acorda dentro das côdeas do pão que foi a torrar e decora-se com o camarão e com coentros picados.


Seguidores