sábado, 30 de junho de 2012

Bolo de chocolate sem farinha com sementes de Papoila



Ingredientes

- 200 gr de chocolate 
- 150 gr de manteiga sem sal
- 200 gr de açúcar
- 4 ovos
- sementes de papoila

Derreter a manteiga e o chocolate no microondas de modo a que a manteiga não derreta repentinamente e fique queimada. Em seguida bater as gemas com o açúcar. E acrescentar o chocolate e a Mantega  e finalmente as claras batidas em castelo. Vai a cozer a 150 cerca de 45 minutos numa forma redonda com a base forrada com papel vegetal untado com manteiga. 
Antes de ir ao forno polvilhar com as sementes de papoila. 



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Arroz a Valenciana




Para 6 pessoas

Ingredientes:

- 400gr de carne de vaca (para guisar)
- 400 gr de carne de frango
- Uma chouriça corrente
- 400 gr de lulas
- 100 gr de bacon
- 400 gr de amêijoas
- 400 gr de camarões
- 200 gr de miolo de camarão
- 4 salsichas
- 200 ml de vinho branco
- 3 cenouras
- 1 pimento vermelho
- ½ pimento verde
- 400 gr de ervilhas
- Um limão
- Azeite
- 6 dentes de alho
- 2 cebolas médias
- 2 chávenas de arroz
- Uma colher de sobremesa de paprica
- Uma colher de sobremesa de açafrão
- Sal
- piri-piri
- 4 folhas de louro
- Pimenta branca

Corta-se a carne de vaca em cubos e tempera-se com um fio de azeite, uma colher de sobremesa de paprica e dois dentes de alho laminados, duas folhas de louro e deixa-se a marinar durante 12 horas no frigorífico.
Retira-se a pele ao frango, e desossa-se, e corta-se em cubos, tempera-se com o sumo de dois limões e com dois alhos laminados e deixa-se a marinar durante 12 horas no frigorífico.
Picam-se as cebolas finamente e colocam-se num tacho, e acrescenta-se um dente de alho finamente laminado rega-se com um fio de azeite e leva-se a refogar, quando a cebola começar a ficar transparente, acrescenta-se a carne de vaca e o frango e deixa-se refogar um pouco em lume brando, refresca-se com 150 ml de vinho branco e passado cinco minutos acrescenta-se a cenoura o chouriço e o bacon e deixa-se cozinhar em lume brando cerca de uma hora.
Entretanto noutro tacho, coloca-se um fio de azeite, um dente de alho laminado e um piri-piri e leva-se ao lume, acrescentam-se as amêijoas e refresca-se com cerca de 50 ml de vinho branco. Quando as amêijoas estiverem todas abertas está pronto. Retiram-se as amêijoas e reservam-se e acrescenta-se o caldo ás carnes.
Em seguida cozem-se os camarões em água temperada com sal e pimenta e um pouco de piri-piri, quando estiverem cozidos retiram-se da água e colocam-se em água com gelo para parar a cozedura. Reserva-se a água da cozedura do camarão. E descascam-se os camarões, mantendo o rabo e a cabeça.
            Acrescenta-se ás carnes as lulas e os pimentos cortados em tiras e uma chávena de molho da cozedura dos camarões, quando o pimento estiver quase cozinhado acrescenta-se uma colher de sobremesa de açamarão e deixa-se apurar mais cinco minutos. De seguida acrescentam-se as ervilhas e o camarão e quando este estiver cozido acrescenta-se o arroz e duas chávenas da cozedura do camarão e tempera-se com sal. Quando o arroz estiver quase cozido acrescentam-se as salsichas e as amêijoas e alguns dos camarões.
Na altura de servir decora-se com  os restantes camarões.

domingo, 24 de junho de 2012

Bacalhau salteado com alho francês e ovo estrelado de codorniz



Ingredientes:

- ½  alho Francês
- 1 dente de alho
- 150 gr de bacalhau
- Azeitonas sem caroço
- dois ovos de codorniz
- Azeite
- Sal
- grãos de pimenta rosa

Em primeiro lugar coze-se o bacalhau em água com pimenta rosa cerca de cinco minutos escorre-se, desfia-se e reserva-se.
Numa frigideira coloca-se um fio de azeite, o dente de alho picado o alho Francês cortado em rodelas muito finas e deixa-se alourar. Em seguida acrescenta-se o bacalhau e tempera-se com sal.
Entretanto numa frigideira estrelam-se os ovos de codorniz.


domingo, 17 de junho de 2012

Codorniz de escabeche com batatas quase bravas





Ingredientes

- 4 codornizes
- uma cebola média
- uma cenoura
- uma folha de louro
- um dente de alho
- 10 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
- Azeite
- sal

Em primeiro lugar desossam-se as codornizes. Retirando todos os ossos excepto o das pernas.
Em seguida nun tacho coloca-se um fio de azeite a folha de louro, acrescenta-se a cebola cortada as rodelas finas e a cenoura ralada e deixa-se refogar durante cinco minutos. Em seguida acrescenta-se o alho picado e as codornizes. E deixa-se cozinhar cerca de cinco minutos. Em seguida acrescenta-se o vinagre e deixa-se cozinhar durante mais quinze minutos. Em seguida coloca-se o tacho no frigorifico e deixa-se aí pelo menos 24 horas antes de servir.

Batatas quase bravas

- 300 gr de batatas pequenas com pele
- Azeite
- alhos
- Paprica
- coentros
- sal 

Cozer as batatas com pele em água com sal, quando estiverem quase cozidas retirar e cortar as rodelas grossas.
Numa frigideira aquece-se óleo e quando estiver a ferver adicionar os alhos picados a paprica e as rodelas de batata. Quando estiverem quase fritas adicionam-se os coentros picados. Na hora se servir polvilhar com sal fino.


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pargo grelhado com esparguete de choco e esparguete de pimento vermelho em cama de Brunoise de alho francês



Pargo

- Dois pargos médios
- Sal
- pimenta

Com uma faca de fazer filetes, retirar a cabeça ao peixe, abrir o mesmo de modo a formar um filete único, eliminar as espinhas (guardar as espinhas e a cabeça do peixe)
Leva-se a grelhar temperado com sal e pimenta primeiro com a pele para baixo cerca de 3 minutos em seguida vira-se e deixa-se grelhar mais um minuto.


Massa de choco e massa de pimento vermelho

- 6 camarões
- 100 gr de massa de choco
- 80 gr de massa de pimento vermelho
- Sal
- Azeite

Num tacho cozem-se as espinhas e a cabeça do peixe temperadas com sal, em seguida acrescentam-se os camarões e quando estes estiverem cozidos retiram-se e reservam-se. Côa-se o caldo e forma a que este fique sem as espinhas e leva-se a ferver novamente é nesse caldo que se vai cozer os dois tipos de massa.
Quando a massa estiver cozida acrescenta-se um fio de azeite e salteia-se a massa.

Brunoise de alho francês

- Um alho francês
- 6 camarões
- Azeite
- Vinho branco
- sal

Cortar o alho francês em pequenos cubos, refogar em azeite e quando este estiver dourado refrescar com vinho branco. Em seguida acrescentam-se os camarões cozidos anteriormente (descascados e cortados em pedaços).

Modo de apresentação:

Colocar a brunoise no fundo do prato e dispor as duas massas por cima e dispor o pargo por cima. Guarnecer com tomate cereja confitado e com massa folhas.


sábado, 2 de junho de 2012

Morangos com xarope de vinagre, creme inglês suspiros e natas





Para duas Pessoas

Ingredientes:

- 10 morangos
- 4 colheres de açúcar
- Uma colher de sobremesa de vinagre balsâmico tinto
- Uma gema
- 50 ml de leite magro
- Uma colher de café de amido de milho
- Casca de limão
- 2/3 de um pacote de natas frescas
- 4 suspiros

Numa frigideira colocam-se os morangos cortados em pedaços, adiciona-se uma colher de sopa de açúcar e leva-se ao lume. Quando estiver a ferver adiciona-se o vinagre e deixa-se reduzir em lume branco.
Um tacho coloca-se uma gema de ovo, acrescenta-se 1 e ½ colher de açúcar, duas cascas de limão e o amido de milho e leva-se ao lume até formar um creme ligeiro.
Entretanto batem-se as natas quando estiverem montadas acrescenta-se o restante açúcar.
Modo de prestação, colocam-se os morangos no fundo do recipiente, em seguida o creme de ovo em seguida adicionam-se os suspiros partido e finalmente as natas batidas e leva-se ao frigorifico a refrescar.
Na hora de servir acrescentar mais um suspiro partido e uma bola de gelado.


Seguidores