sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Costeleta de porco assado com açorda de tomate



Para 2 pessoas

Ingredientes:

- 2 costeletas de porco
- Azeite
- Pimenta
- Sal
- limão
- Dois dente de alho
- ½ cerveja
- Quatro ramos de tomilho

Em primeiro lugar retira-se a carne que está junto do osso e cobre-se o mesmo com uma  prata (serve para que o osso não fique queimado no forno) em seguida atam-se as costeletas com fio culinário de forma a que estas fiquem com a forma arredondada. Faz-se uma marinada com limão e com os dentes de alho laminados e a cerveja e regam-se as costeletas e deixam-se a repousar nessa marinada cerca de 12 horas.
Tempera-se a carne com sal e pimenta. Numa frigideira coloca-se um fio de azeite e sela-se a carne, quando estiver dourada, retira-se e vai ao forno regada com o azeite da frigideira e com  os ramos de tomilho. (forno pré aquecido a 200º e fica lá cerca de 15 minutos)

Ingredientes:

- Um pão de trigo de 300 gr
- Uma cebola
- 3 dentes de alho
- 2 tomates médios maduros
- Uma colher de sopa de popa de tomate
- Azeite
- dois ovos grandes
- Um caldo de legumes
- 3 colheres de sopa de coentros picados
- Sal
- Pimenta

Em primeiro lugar retira-se o miolo do pão e reserva-se. Entretanto verte-se o caldo de legumes sobre este e deixa-se repousar.
Num tacho coloca-se um fio de azeite generoso, a cebola e o alho picados e deixa-se refogar em seguida adiciona-se o tomate sem peles nem semente e deixa-se cozinhar em lume brando. Tempera-se com sal. Acrescenta-se ao preparado o pão previamente demolhado e envolve-se tudo muito bem, se estiver muito seco acrescentar um pouco mais de caldo de legumes. Quando estiver a ferver desliga-se o lume e adicionam-se os ovos e mexe-se muito bem para que estes não talhem. Finalmente acrescentam-se os coentros picados e rectificam-se os temperos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores