sexta-feira, 29 de junho de 2012

Arroz a Valenciana




Para 6 pessoas

Ingredientes:

- 400gr de carne de vaca (para guisar)
- 400 gr de carne de frango
- Uma chouriça corrente
- 400 gr de lulas
- 100 gr de bacon
- 400 gr de amêijoas
- 400 gr de camarões
- 200 gr de miolo de camarão
- 4 salsichas
- 200 ml de vinho branco
- 3 cenouras
- 1 pimento vermelho
- ½ pimento verde
- 400 gr de ervilhas
- Um limão
- Azeite
- 6 dentes de alho
- 2 cebolas médias
- 2 chávenas de arroz
- Uma colher de sobremesa de paprica
- Uma colher de sobremesa de açafrão
- Sal
- piri-piri
- 4 folhas de louro
- Pimenta branca

Corta-se a carne de vaca em cubos e tempera-se com um fio de azeite, uma colher de sobremesa de paprica e dois dentes de alho laminados, duas folhas de louro e deixa-se a marinar durante 12 horas no frigorífico.
Retira-se a pele ao frango, e desossa-se, e corta-se em cubos, tempera-se com o sumo de dois limões e com dois alhos laminados e deixa-se a marinar durante 12 horas no frigorífico.
Picam-se as cebolas finamente e colocam-se num tacho, e acrescenta-se um dente de alho finamente laminado rega-se com um fio de azeite e leva-se a refogar, quando a cebola começar a ficar transparente, acrescenta-se a carne de vaca e o frango e deixa-se refogar um pouco em lume brando, refresca-se com 150 ml de vinho branco e passado cinco minutos acrescenta-se a cenoura o chouriço e o bacon e deixa-se cozinhar em lume brando cerca de uma hora.
Entretanto noutro tacho, coloca-se um fio de azeite, um dente de alho laminado e um piri-piri e leva-se ao lume, acrescentam-se as amêijoas e refresca-se com cerca de 50 ml de vinho branco. Quando as amêijoas estiverem todas abertas está pronto. Retiram-se as amêijoas e reservam-se e acrescenta-se o caldo ás carnes.
Em seguida cozem-se os camarões em água temperada com sal e pimenta e um pouco de piri-piri, quando estiverem cozidos retiram-se da água e colocam-se em água com gelo para parar a cozedura. Reserva-se a água da cozedura do camarão. E descascam-se os camarões, mantendo o rabo e a cabeça.
            Acrescenta-se ás carnes as lulas e os pimentos cortados em tiras e uma chávena de molho da cozedura dos camarões, quando o pimento estiver quase cozinhado acrescenta-se uma colher de sobremesa de açamarão e deixa-se apurar mais cinco minutos. De seguida acrescentam-se as ervilhas e o camarão e quando este estiver cozido acrescenta-se o arroz e duas chávenas da cozedura do camarão e tempera-se com sal. Quando o arroz estiver quase cozido acrescentam-se as salsichas e as amêijoas e alguns dos camarões.
Na altura de servir decora-se com  os restantes camarões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores