terça-feira, 29 de maio de 2012

Risotto de ervilhas com lagosta e vieiras com manteiga de ervas e laranja





Manteiga de ervas e laranja

- 50 gr de manteiga
- Uma colher de sopa de raspa de laranja
- Uma colher de sopa de salsa picada
- Algumas folhas de tomilho limão
- Sal

Colocar a manteiga a temperatura ambiente e misturar a raspa da laranja com a ajuda de um garfo, em seguida acrescentas a salsa picada e as folhas do tomilho limão e envolver a mistura. Finalmente temperar com sal.
Coloca-se a mistura em cima de uma película de plástico transparente e faz-se um rolo com a manteiga e leva-se ao frigorifico.

Lagosta com vieiras

- Duas lagostas pequenas
- 50 gr de vieiras pequenas
- Manteiga de ervas (feita anteriormente)
- Sal

Cozer as lagostas em água e sal, durante dez minutos. Em seguida escorrem-se as lagostas e deixam-se arrefecer. Em seguida cortam-se no sentido longitudinal.
Numa frigideira coloca-se a manteiga e quando esta estiver derretida acrescenta-se a lagosta e as vieiras, tempera-se com sal e pimenta e deixa-se saltear durante dois minutos.

Risoto de ervilhas

- 100 gr de ervilhas
- folhas de hortelã
- Uma chávena de arroz arbóreo
- Uma chalota
- Um cálice de vinho branco
- Azeite
- Sal

Cozer as ervilhas em água e sal, em seguia colocam-se as ervilhas no liquidificador, acrescentam-se as folhas de hortelã e transforma-se em puré.
            Num tacho coloca-se a chalota picada e um fio de azeite e refoga-se. Em seguida adiciona-se o arroz e deixa-se abrir em seguida refresca-se com o vinho branco. Tempera-se com sal. Em seguida vai se acrescentando água (deve acrescentar-se água quente para não parar a cozedura).
Quando estiver cozido acrescenta-se o puré de ervilhas e deixa-se apurar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores