sábado, 26 de maio de 2012

Lagosta gratinada com requeijão e risoto de berbigão

Embora com algum atraso (cerca de três meses) esta foi a receita que decidi confeccionar para comemorar a minha aprovação como perito qualificado em termina pela ADENE. Acreditem sobe muito bem depois de quase dois anos de estudo.




Para duas pessoas


Lagosta:

- 400 gr de lagosta
- 100 gr de requijão
- ½ cebola pequena picada
- ½ copo de vinho branco
- Um tomate grande pelado
- Uma colher de sopa de parmesão ralado
- Um dente de alho
- Uma colher de sopa de manteiga com sal
- Um raminho de manjericão
- Sal
- pimenta

Cozer as lagostas em água e sal, durante dez minutos. Em seguida escorrem-se as lagostas e deixam-se arrefecer. Em seguida cortam-se no sentido longitudinal e guarda-se a carne  da lagosta, bem como a casca.
Numa panela coloca-se a manteiga, acrescenta-se a cebola e o alho e quando estes estiverem alourados acrescenta-se o tomate e refresca-se com vinho branco. Deixa-se apurar durante 15 minutos e finalmente acrescenta-se a lagosta e o manjericão picado. Deixar refogar durante dois minutos. Para finalizar desligar o fogão e acrescentar o requeijão.
Em seguida coloca-se o preparado dentro das cascas da lagosta e cobre-se com parmesão e vai a gratinar durante 5 minutos.

Risoto de berbigão

- Uma chávena de arroz arbóreo
- 100 gr de berbigão
- Uma chalota
- Um cálice de vinho branco
- Azeite
- Sal

            Num tacho coloca-se a chalota picada e um fio de azeite e refoga-se. Em seguida adiciona-se o arroz e deixa-se abrir em seguida refresca-se com o vinho branco. Acrescentam-se os berbigões e em seguida tempera-se com sal. Em seguida vai se acrescentando água (deve acrescentar-se água quente para não parar a cozedura).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores