domingo, 30 de maio de 2010

Pato lacado com mel e laranja, com risoto de passas e legumes salteados





Pato

Ingredientes:

- 2 peitos de pato com pele
- 2 laranjas grandes
- ½ limão
- uma de sopa de mel
- um copo de licor de vinho do porto
- Pimenta branca
-Sal


Temperar os peitos de pato com o sumo de uma laranja e o sumo de meio limão seis horas antes.

A quando da preparação, com uma faca fazer pequenos golpes na pele do pato de forma a que estes cortes formem pequenos losangulos.
Numa frigideira antiaderente bem quente colocar os peitos de pato com a pele voltada para baixo (não necessita de gordura uma vez que a que vai ser libertada pelos peitos de pato é suficiente) e deixar fritar por cerca de três minutos, voltar os peitos de pato e temperar a parte da pele com sal e pimenta branca, e deixar fritar por mais três minutos, retirar os peitos de pato e reservar.
Na frigideira onde se fritaram os peitos de pato retirar metade da gordura, voltar a coloca-la ao lume e junta-se o copo de vinho do porto e o sumo de uma laranja e uma colher de mel e deixa-se apurar o molho cerca de 5 minutos em lume brando.
Entretanto laminar os peitos de pato e adiciona-los ao molho e deixar ferver cerca de 1 minuto.


Risoto de passas

Ingredientes:

-Uma chávena de risoto
- Uma cebola pequena
- Um dente de alho
- Azeite
- Passas


Num tacho refoga-se a cebola picada e o alho picado, com um fio de azeite, quando estiver dourada adiciona-se o arroz e deixa-se fritar por um minuto, em seguida acrescenta-se a água quando começar a ferver adicionar as passas.

Legumes Salteados

Ingredientes:

- Uma cebola pequena
- 4 dentes de alho
- Azeite
- 100 gr de brócolos
- 100 gr de cogumelos paris
- 100 gr de feijão verde
- 50 gr de pimento vermelho


Num wok adicionar a cebola picada e o alho e um fio de azeite e deixar refogar ligeiramente, adicionar os cogumelos laminados, e o feijão verde e deixar libertar a água dos vegetais e adicionar duas colheres de molho de soja com sal, quando os legumes estiverem a ficar moles adicionar os brócolos e o pimento cortado aos cubos.


Bolo de Noz






Ingredientes:


- 250 gr. de açúcar
- 250 gr. de nozes
- 8 ovos



Moer as nozes até que estas se transformem em farinha.
Bater as gemas com o açúcar até que fiquem espessas e esbranquiçadas. Misturar a noz moída e em seguida as claras em castelo.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa forma rectangular colocar um papel vegetal a forrar a mesma e dispor a massa até que esta fique no máximo a 1/3 da altura da forma.
Cozer durante 30-40 minutos, comprovando a cozedura com um palito, que deverá sair seco do centro do bolo.
Retirar o bolo do forno e deixar arrefecer dentro da forma.

Creme de gemas:

Ingredientes:

- 7 gemas
- 7 colheres de sopa de açúcar
- 7 colheres de sopa de água


Misturar todos os ingredientes até que fique um preparado homogéneo.
Levar a lume brando, mexendo constantemente, até que engrosse. Este pocesso demora mais ao menos vinte minutos. O creme não deve nunca ferver. Se for necessário, ir pondo e retirando do lume, mexendo constantemente.
O creme está na consistência certa quando ao mexer, fizer ponto de estrada.

Modo de apresentação:

Desenformar o bolo já frio e cortar ao meio no sentido transversal. Rechear e cobrir com uma camada fina de creme de gemas. Decorar com nozes.
O bolo deve ser refrigerado cerca de 4 horas de modo a que o creme de ovos seja parcialmente absorvido pelo bolo.


sábado, 29 de maio de 2010

Pêra com massa filó






Ingredientes:

- Quatro peras maduras
- 100 gr de chocolate colinário
- Quatro folhas de massa filo
- gelado de chocolate


Modo de preparação

Descascar as peras e retirar o seu interior com a ajuda de um descaroçador, dispor as peras em cima da massa filo e preencher o interior da pear com pedaços de chocolate, fazer uma pequena trouxa com a massa e levar ou forno a 180º cerca de 20 minutos.
Servir com uma bola de gelado de chocolate.


Crocantes de Frango com arroz selvagem com legumes





Para quatro pessoas

Frango crocante

Ingredientes:


- Quatro peitos de frangos cortados em bifes muito finos
- 4 colheres de molho de soja
- sumo de um limão
- 200gr de amêndoa picada
- 3 ovos
- Pão ralado
- Sal


Num recipiente colocar o frango já cortado em pequenos bifes e temperar com o molho de soja e o limão e deixar nesta marinada por seis horas.
Na altura de prepara os bifes, bater os ovos num recipiente e reservar, noutro misturar as amêndoas e o pão ralado. Temperar os bifes com sal, mas não muito uma vez que o molho de soja já tem algum sal, passar os bifes pelo ovo e em seguida pelo pão ralado com a amêndoa e fritar os mesmos em óleo de girassol.
Retirar o frango e colocar num recipiente com papel absorvente.

Arroz selvagem com legumes

Ingredientes:

- Uma chávena e meia de arroz selvagem
- Uma cenoura grande cortada em lâminas
- Uma courgette
- Uma cebola
- Um pedaço de aipo
- Azeite
- Caldo de legumes


Num tacho colocar a cebola picada e o aipo picado com um fio de azeite e refogar pos cerca de 4 minutos, adicionar o arroz selagem e deixar abrir um pouco, em seguida colocar três chávenas de caldo de legumes e a cenoura laminada, passado cinco minutos adicionara a courgette esta também deve ser laminada, (para laminar a courgette abrir a mesma em quatro partes e retira o miolo a parte da casca é a que vamos utilizar e esta deve ser laminada como as cenouras)

Nota: o caldo de legumes deve ser dos naturais ou seja a água que se aproveita a quando da cozedura de legumes. A mesma depois de arrefecer coloca-se num saco de gelo e congela-se quando for necessária é só aquecer.


terça-feira, 25 de maio de 2010

Bife com molho Bérnaise






Para duas pessoas

Ingredientes:

- Um bife com cerca de 500gr e com 2 cm de altura
- 3 gemas de ovo
- pimenta branca
- 2 colheres de sopa de vinagre
- 3 colheres de sopa de vinho branco
- 1 colher de açúcar
- 3 colheres de sopa de manteiga
- cebolinho
- Sal


Preparação do molho

Colocar as gemas de ovo dentro de uma taça, de preferência metálica temperar com a pimenta e com o sal, adicionara as duas colheres de vinagre e as três colheres de vinho branco e mexer tudo muito bem, levar o preparado ao lume em banho Maria e mexer sempre de forma a que os ovos nunca talhem e fiquem sempre cremosos ao longo deste processo incorporar a manteiga, quando estiver um creme com a consistência de maionese, deve provar-se se estiver muito ácido adicionar uma colher de açúcar e no final o cebolinho picado o preparado deve ir a refrigerar cerca de uma hora antes de ser servido.

Preparação do Bife:

Numa frigideira antiaderente colocar uma colher de manteiga sem sal e um fio de azeite, quando estes estiverem bem quentes colocar o bife a fritar e deixar cada face cerca de 3 minutos de cada lado ao virar o bife temperar o mesmo com sal e pimenta branca. O bife deve ficar com aspecto cozinhado por fora mas em sangue no interior.
Retirar o bife e deixa-lo repousar cerca de 3 minutos antes de o cortar em fatias.

Modo de servir

Dispor as fatias de carne e colocar o molho por cima servir com batatinhas cozidas e feijão verde com ervilhas cozidas ao vapor.


domingo, 23 de maio de 2010

Belgas com morangos








Ingredientes:

- 200 gr de morangos
- 2 colheres de açúcar mascavado
- Um pacote de natas
- 2 colheres de açúcar em pó
- Bolachas Belgas (pingo-doce)


Modo de preparação

Bater as natas em chantilly com as duas colheres de açúcar em pó e refrigerar.
Laminar os morangos, numa frigideira antiaderente colocar os morangos e o açúcar mascavado e deixar que os mesmos se transformem em doce de morango mais ao menos cinco minutos.
Modo de apresentação:
Colocar uma bolacha num prato e com a ajuda de um saco de pasteleiro dispor um fio de natas em circulo como se pode ver pela foto 1 e dispor no seu centro uma colher de doce de morango. E repetir a operação pelas restantes camadas.
Decorar com morangos e com carambola.


Bacalhau panado com molho de tomate





Para quatro pessoas

Ingredientes :

- Quatro postas de bacalhau
- 3 tomates maduros
- Uma cebola grande
- Um ovo
- Pão ralado
-Azeite
- Pimenta
-Vinagre
- um dente de alho


Bacalhau panado

Mergulhar as postas de bacalhau em água a ferver cerca de um minuto e retirar e escorrer bem em seguida passara o bacalhau pelo ovo e em seguida pelo pão ralado e em seguida fritar as mesmas, quando estiver frito retirar e colocar num prato com papel absorvente.

Molho de tomate

Num tacho colocar um fio de azeite com a cebola picada e o alho laminado e deixar refogar até a cebola ficar loura em seguida adicionar o tomate sem peles e costado aos cubos e temperar com sal e pimenta, quando o tomate estiver cozinhado passar o mesmo pelo liquidificador e depois voltar a colocar no tacho e deixar apurar e colocar um pouco de vinagre, provar, se estiver muito ácido colocar uma pitada de açúcar.

Servir o bacalhau com o molho de tomate e puré de batata.


Seguidores