sábado, 10 de abril de 2010

Lombo de vaca com cogumelos recheados







Para 2 pessoas

Ingredientes:


- 500 gr de lombo de Vaca
- 4 dentes de alho
- Azeite qb
- Pimenta preta
- 300 gr de batatas para assar
- 200 gr de cenouras
- 250 gr de cogumelos
- 50 gr de bacon
- 50 gr de queijo



Preparação do Lombo

Numa frigideira coloca-se um fio de azeite e os alhos picados e deixa-se ferver, em seguida sela-se o lombo, deixar fritar 1 minuto de cada um dos lados incluído as pontas, depois da carne estar selada, coloca-se num tabuleiro e tempera-se com sal e pimenta e rega-se com o azeite e alhos, se for necessário acrescentar mais um fio de azeite.
O lombo vai ao formo cerca de 45 minutos a 200º e rega-se com o molho de 10 em 10 minutos.

Preparação das batatas

Num tabuleiro colocar um fio de azeite, dois alhos picados e uma colher de sopa de pimentão doce. Adicionam-se as batatas com pele e as cenouras cortadas em pedaços, e tempera-se com sal e vai ao forno por 45 minutos.

Cogumelos recheados

Limpar todos os cogumelos de peles e de caules com a ajuda de um palito picar os cogumelos e vão ao forno 15 minutos para os mesmos perderem a água. Em seguida retira-se do forno e escorrem-se, recheiam-se com bacon e com queijo e vão a gratinar mais 20 minutos.


quinta-feira, 1 de abril de 2010

Pavlova de Chocolate




Nota histórica:

A pavlova é uma sobremesa em forma de bolo e a base de merengue cujo nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. É crocante por fora e macio por dentro, sendo por vezes decorado com frutos em cima.


Ingredientes

- 5 claras
- 150 gr de açúcar
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 50 gr de chocolate culinário em barra
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- Um pacote de natas
- 300 gr de framboesas
- papel vegetal




Batem-se as claras em castelo, adiciona-se ao preparado as 150 gr de açúcar e bate-se novamente, em seguida adiciona-se a colher de vinagre balsâmico e as três colheres de sopa de cacau e volta-se a bater tudo.
Em seguida pega-se na barra de chocolate e com a ajuda de uma faca cortar o chocolate em pequenos pedaços e adicionar ao preparado envolver.
Forra-se uma forma redonda com o papel vegetal e coloca-se lá dento o preparado e vai a cozer no formo a 180 gr por uma hora. O suspiro deve arrefecer dentro do forno para não se partir muito ao desenformar.

Na altura de servir retirar o papel vegetal e colocar por cima do suspiro as natas batidas em chantilly e as framboesas.

A receita foi adptada da original com a introdução do Chocolate.

.

Seguidores